Manicoré

 

Fundação : 1877
Altitude : 45 m
População : 43.889 habitantes (2007)
PIB: 83.849.000 Reais (2004)
PIB per capita: 2.199 Reais (2004)
Área Total : 48.282 km²
Dens. Demográfica : 0,79 hab/km²
CEP : 69280-000
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Contas Nacionais


Cultura

A denominação de “Manicoré”, dada à população e à freguesia, provém do rio Manicoré, no Madeira. O nome do rio procede de “Anicoré”, tribo indígena que habitava a região.

Como atividades culturais, destacando a Festa da melancia, os forrós de rua, que transformam as vias de cidade em verdadeiros celeiros dançantes e o festival das quadrilhas, onde cada bairro envia seu grupo, dando assim um colorido especial ao evento. Festa do açaí realizada no estirão (comunidade rural do município) onde o presidente atual é o senhor Hamilton Prado Correia, RIO Manicoré.


Geografia

Sua população estimada em 2007 era de 43.889 habitantes.
Localiza-se a 390 km da capital do estado à margem direita do rio Madeira, sua população está dividida entre interior e cidade.
A cidade possui uma posição estratégica entre Manaus e Porto Velho e sofre com os problemas de desmatamento nos seus cerrados naturais.


Economia

A principal fonte de renda da população provém em parte da produção agrícola, principalmente do cultivo da banana, melancia e da produção de farinha, outras fontes são provenientes do comércio e dos empregos gerados pela prefeitura e estado. O município possui um grande potencial extrativista baseado na borracha e na castanha.
Em 2005, Manicoré é o município maior produtor de banana do Amazonas. Agora também é considerado o maior produtor de Melancia do Estado do Amazonas.

Setor primário
  • Agricultura: grande participação na formação do setor. Representa a base da economia, sendo as principais culturas: abacaxi, arroz, batata-doce, feijão, fumo, juta, mandioca e milho. Entre as permanentes destacam-se: abacate, banana, cacau, laranja, limão, tangerina, e melancia. Manicoré é considerada o maior produtor do Norte do Brasil. Destacam-se também a produção de mel, tucumã, citrus e hortaliças em geral.
  • Pecuária: concorre notadamente com a criação de bovinos, suínos, caprinos, bubalinos e eqüinos.
  • Pesca: Manicoré conta hoje com uma frota de barcos pesqueiros de porte médio e pescadores autônomos que abastecem a cidade. O excedente é comercializado nas capitais de Manaus e Porto Velho e o peixe de couro exportado para todo Brasil.
  • Avicultura: é desenvolvida no que se refere à criação de galinhas.
  • Extrativismo Vegetal: os principais produtos são: madeiras em toras, borrachas, castanhas, gomas não elásticas e óleo de copaíba.
  • Extrativismo Mineral: o município de Manicoré tem na exploração de ouro e sua principal atividade, várias jazidas de casiterita, no Igarapé Preto, São Francisco e etc.
Setor secundário
  • Indústrias: padarias, olarias, serrarias, carpintarias, marcenarias, fábrica de gelo, serralharia, britadora e uma companhia de asfalto.
Setor terciário
  • Comércio: varejista.
  • Serviços: farmácia, restaurantes,lan house, lanchonetes, sorveterias, salões de beleza, livrarias, barbearias, oficinas mecânicas, oficinas de autos, oficinas de bicicletas, casas de vendas de peças de bicicletas, casa de materiais de construção, agência bancária, hotéis e pensões.

Filhos ilustres



Turismo

A cidade possui vários atrativos turísticos, entre eles o balnéario do Atininga e as cachoeiras do Rio Manicoré. É conhecida internacionalmente pela pesca esportiva do Tucunaré (peixe amazônico)